Para compartilhar experiências em implementação de equipes específicas de atenção domiciliar, técnicos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem participaram de uma reunião com integrantes do SAD de Betim e Nova Lima. O encontro ocorreu na terça-feira (17), no auditório do Centro Materno-Infantil (CMI) Juventina de Jesus.
Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, na qual foram apresentados pela equipe de Contagem fluxos assistenciais, critérios de admissão e outros assuntos relacionados à desospitalização pediátrica que é feita no município. Na oportunidade, os participantes também puderam conversar para trocar informações e compartilhar anseios.
O diretor do Departamento de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde, Joanlison Santos Guimarães, explica que o SAD Contagem é uma referência em atenção domiciliar pediátrica e ortopédica. “A proposta inicial da atenção domiciliar era generalista e regional. Contagem é pioneira na implementação na atenção domiciliar pediátrica e ortopédica. É importante destacar que o trabalho feito pelo SAD pediátrico de Contagem é predominantemente vinculado ao Centro Materno-Infantil (CMI), origem de aproximadamente 90% das admissões feitas. A maior parte das crianças atendidas é neonatal e/ou lactente, com até seis meses de idade, que graças à desospitalização pode ir para casa mais cedo”, afirma o diretor.